Blog de Tradução

Alfabeto Cirílico na Rússia - Por Korn Traduções
10 July 2018

Alfabeto cirílico e sua equivalência com o alfabeto latino

A Copa do Mundo 2018 está chegando ao fim e, durante o último mês, a Rússia, país que sediou o evento, teve bastante presença na imprensa, com diversas imagens de suas cidades divulgadas. E, provavelmente, vocês repararam nas palavras escritas em russo, que têm as letras consideravelmente diferentes das que conhecemos. O alfabeto russo, também conhecido como alfabeto cirílico, pode parecer complicado em um primeiro momento, mas a lógica para entendê-lo é relativamente simples.

A maioria das letras dele possui equivalência com as letras do nosso alfabeto. Dessa forma, para fazer as traduções das palavras do alfabeto russo, uma dica é memorizar essa “decodificação”.

Traduções do alfabeto cirílico

Veja, abaixo, as traduções de algumas das letras do alfabeto cirílico:

Alfabeto Cirílico - Por Korn Traduções

Agora, usando o gabarito acima, fica fácil descobrir o significado dessa palavra: Биг Бугер – “Big Burger”! Da mesma forma, conseguimos entender que Банк significa “bank”.

Não são todas as palavras que conseguimos compreender a partir dessa lógica, mas, com certeza, estudar e memorizar as letras equivalentes ajudará um turista nos países que utilizam o alfabeto cirílico. (Isso, claro, se ele for nativo de algum idioma do alfabeto latino).

As línguas que utilizam o alfabeto cirílico são: bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo e sérvio. Vale ressaltar que, de um idioma para outro, o alfabeto pode sofrer alterações.

Por fim, quando falamos que é possível realizar as traduções fazendo a equivalência das letras, estamos apenas dizendo que se torna possível criar um entendimento básico do idioma em situações pontuais do dia a dia. Afinal, como sempre reforçamos por aqui, traduções profissionais devem ser feitas exclusivamente por tradutores profissionais. E, caso haja necessidade de traduções juramentadas, deve-se sempre procurar por um tradutor juramentado, profissional habilitado e certificado para realizar esse serviço de tradução. Para isso, conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução.