Blog de Tradução

Entenda o que é o programa de formação profissional duo
10 abril 2018

Conheça as características do Programa de Formação Profissional Duo

Quando o aluno entra no ensino médio, por volta dos 14 – 15 anos, ele passa a ser pressionado a fazer uma importante decisão: qual profissão seguir. Durante os três anos desse período, ele é preparado para esse momento e, também, para obter habilidades específicas para passar no vestibular. No entanto, muito se discute sobre a maturidade do estudante – será que ele está pronto para tomar essa decisão? Provavelmente, não.

E é por isso que, em diversos casos, os estudantes iniciam uma faculdade, mas não terminam, trocando de curso no meio do caminho. É por isso que, em escolas alemãs, os alunos dessa faixa etária possuem outra perspectiva para o futuro: eles são incentivados a participar do Programa de Formação Profissional Duo, sendo inseridos no mercado de trabalho e podendo ganhar em torno de 800 euros por mês enquanto estudam. Dos que tentam a vaga, apenas uma média de 15% dos candidatos não consegue. Além disso, cerca de 70% dos participantes são contratados ao final da formação, que pode durar de 2 a 3 anos.

Uma das maiores vantagens é o alto índice de formação profissional adquirida na prática. O programa, que existe desde 1969, já formou 50% da força de trabalho alemã. Além disso, a taxa de desemprego entre os jovens está abaixo de 7%.

Para Beate Gröblinghoff, diretora do Instituto de Formação Profissional de Hamburgo, “O nível de envolvimento das empresas é enorme, elas se preocupam com a evolução do aluno e com as notas obtidas, porque na maioria dos casos serão contratados por elas”. Os contratos, que podem ser de um ano ou por tempo indeterminado, dependem da nota do aluno no exame final.

Por ano, de acordo com os dados do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha, há 327 profissões disponíveis e meio milhão de estudantes treinados. As competências necessárias para cada profissão são definidas pelas Câmaras de Comércios, que desenvolvem as provas, fiscalizam a qualidade da formação e certificam as empresas participantes do programa.

Programa de Formação Profissional Duo na Europa

Mas a Alemanha não é o único país com esse tipo de formação. A Suíça, por exemplo, também é referência no Programa de Formação Profissional Duo – todos os governos regionais promovem o programa e dois terços dos estudantes suíços escolhem uma das 250 profissões disponíveis. Já na Holanda, 40% da força de trabalho é originada do Programa de Formação Profissional Duo.

Também pode acontecer de estudantes de outros países da Europa fazerem parte do Programa, ou seja, ele é aberto para outras nacionalidades. E, no caso da Alemanha, se o estudante não dominar o idioma alemão, o programa pode subsidiar aulas da língua, desenvolvendo o profissional e aumentando as chances de ele ser contratado no final.

Assim, ainda que você não seja de um desses países citados, mas pertença à faixa etária exigida e tiver a cidadania de algum país europeu, pode ficar de olho no Programa de Formação Duo para se candidatar e aprender, na prática, uma profissão.

E, caso seja necessária a tradução juramentada de seus documentos, conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução.