Blog de Tradução

Intercâmbio acima de 50 anos - Por Korn Traduções
08 maio 2018

Cresce a procura por intercâmbio após os 50 anos

Quando você pensa em intercâmbio, qual público vem à cabeça?

Provavelmente, estudantes e jovens de 16 a 25 anos, que queiram morar fora do país com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento em um idioma estrangeiro.

De fato, esse é um perfil bem comum dos chamados intercambistas. Mas, nos últimos anos, as agências de intercâmbio ganharam um novo público: pessoas com mais de 50 anos.

Se no passado essa idade era vista como o início da velhice, hoje tem sido vista como o momento de realizar os sonhos da juventude. Prova disso é que, em 2017, houve de 20% a 30% de crescimento na procura dessa faixa etária por intercâmbio.

Tereza Fulfaro, diretora educacional da CI Intercâmbios e Viagem, identifica que esse público mais velho pode ser dividido em dois grupos: “aqueles que querem melhorar o idioma para acompanhar as demandas da empresa onde trabalham e os que estão interessados na troca cultural”.

Além disso, as mulheres são as mais interessadas nesse tipo de viagem e, de acordo com Rui Pimenta, diretor de vendas da STB, elas costumam ser mais corajosas do que os homens para passarem, sozinhas, um período fora do país.

Intercâmbio depois dos 50 anos rejuvenesce

Para a intercambista Raimara Pires, carioca de 63 anos, “Fazer intercâmbio é como tomar um remédio para se sentir mais jovem”. Ela viajou para a ilha de Malta e Dublin.

Já Eunice Freitas, que fez seu primeiro intercâmbio aos 55 anos, diz que, apesar de sempre ter sido aventureira e gostar de viajar, a experiência de estudar um idioma e conviver com outra cultura só aconteceu na terceira idade. Ela já foi para Itália e Canadá e planeja a próxima viagem para Austrália ou Nova Zelândia. Em suas próprias palavras “Viajar é o melhor investimento que se pode fazer por si mesmo. Viajar abre a cabeça, dá uma sensação de liberdade inexplicável. É quando sua única responsabilidade é consigo mesma. Hoje, afirmo com toda a certeza: sinto como se tivesse 30 anos”.

Dentre os destinos mais procurados por esse público, estão Inglaterra, Malta, Espanha, Itália e Estados Unidos.

E, independentemente da faixa etária do intercambista, a tradução juramentada se faz necessária para estudar em outro país. Para serviços de tradução, conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução.