Blog de Tradução

Intercâmbio e aprendizado de idioma estrangeiro
12 dezembro 2017

Depois do intercâmbio: seis dicas para manter o conhecimento no idioma estrangeiro

Você faz um intercâmbio para aprender um idioma. Passa de seis meses a um ano no exterior, estuda a língua, conversa e convive com o idioma estrangeiro 24 horas por dia. Mas é hora de voltar para casa e, em seu país, rapidamente volta à rotina de falar o seu idioma nativo. Como fica, então, a prática e o conhecimento do idioma estrangeiro?

Se você utiliza a língua em seu trabalho, um grande passo está dado, já que necessariamente manterá contato com o idioma. O mesmo é válido se você tiver amigos e/ou familiares estrangeiros em seu país. São situações que fazem parte da nossa rotina e que tornam a prática do idioma natural.

Mas se essa não for a sua realidade, ou seja, se não tiver com quem ou onde praticar o idioma que passou meses estudando, as chances de “enferrujar” são grandes e, quando precisar utilizá-lo, correrá maior risco de travar ou precisará de mais tempo para, aos poucos, ir relembrando o que um dia aprendeu.

Dicas para aprimorar o conhecimento no idioma estrangeiro depois do intercâmbio

Por esse motivo, a Korn Traduções fornece seis dicas para que, ao voltar de seu intercâmbio, você se motive a continuar estudando o idioma e aprimore o conhecimento adquirido. Veja abaixo:

  1. Assista a filmes e séries com legenda e áudio no idioma estrangeiro. Se sentir que seu ouvido já está suficientemente treinado, retire a legenda e acompanhe as histórias apenas pelos áudios.
  2. Ao ouvir músicas internacionais, preste atenção na letra, incentivando-se a entender o que é dito – e, caso não consiga, procure a letra na internet e ouça novamente até se acostumar com o som de determinadas palavras. E você também pode cantá-las enquanto ouve, aproveitando para treinar a pronúncia do idioma estrangeiro!
  3. Ao ler um livro, procure fazê-lo no idioma estrangeiro, se essa versão estiver disponível. Quanto mais motivações seu cérebro tiver, mais fácil será manter e aperfeiçoar o seu conhecimento em outro idioma.
  4. Em seu computador, smartphone, tablet, redes sociais, entre outros, opte por deixar a língua estrangeira como idioma principal. Assim, nas pequenas coisas do seu dia a dia, sem perceber estará em contato com esse idioma.
  5. Matricule-se em uma escola de idiomas ou contrate um professor particular – e se acreditar que seu conhecimento gramatical é bom, opte por cursos e professores que foquem na conversação.
  6. Mantenha contato com os amigos que fez durante o intercâmbio. Converse por Skype, Whatsapp e faça vídeos-conferências. Assim, tanto você quanto eles poderão treinar a escrita, a fala e a escuta, aperfeiçoando sempre o conhecimento no idioma estrangeiro

Com essas dicas, e depois de morar fora, você certamente conseguirá atingir o nível avançado ou até fluente do idioma estrangeiro. Mas lembre-se de que isso não basta para você realizar serviços de tradução; portanto, caso precise de tradução juramentada, tradução técnica ou tradução livre, conosco, a sua empresa de tradução!