Blog de Tradução

28 October 2015

Conheça a história do Halloween, o famoso Dia das Bruxas!

Halloween é uma celebração que acontece todo 31 de outubro. Embora, no Brasil, seja conhecida como Dia das Bruxas, essa não é a tradução literal, já que o nome surgiu da contração do termo escocês All hallow-even, que significa véspera do dia de Todos os Santos, data em que o Halloween é celebrado. Assim, entende-se que Dia das Bruxas é a maneira como a tradição é conhecida apenas nos países de língua portuguesa.

As comemorações dessa data são caracterizadas por pessoas, principalmente crianças, fantasiadas de bruxas, caveiras, vampiros, múmias, fantasmas, entre outras opções assustadoras. Nos países em que essa tradição é enraizada, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, as crianças vão às casas vizinhas e falam a famosa frase “doçura ou travessura” (em inglês, trick or treat). Como esse comportamento já é esperado, todos se preparam para oferecer doces aos pequenos visitantes.

No Brasil, grande parte da comemoração dessa data acontece em escolas, principalmente nas de idioma e nas bilíngues, mas não é uma tradição que contagia a todos, não sendo comum crianças fantasiadas irem às casas pedirem doces. Além disso, já houve diversas polêmicas quanto à comemoração do Dia das Bruxas no Brasil, considerando que temos diversas figuras folclóricas que mereceriam destaque. Por conta disso, em 2005 foi instaurado que, também em 31 de outubro, é o Dia do Saci no Brasil.

Curiosidades do Halloween

Conheça um pouco mais da história do Halloween nas curiosidades abaixo:

  • O Halloween é de origem celta e tem mais de 2.500 anos;
  • A tradição chegou aos EUA por meio dos imigrantes irlandeses em meados do século XIX;
  • Está relacionada à morte e, por esse motivo, é conhecida como Dia das Bruxas e as fantasias utilizadas pretendem ser assustadoras;
  • Um símbolo tradicional do Halloween, originado na Irlanda, é uma abóbora com uma vela dentro;
  • Setores religiosos, em sua grande maioria, não são favoráveis à comemoração, pois acreditam que essa data é negativa e estimula comportamentos considerados pagãos.

Portanto, percebe-se que, de fato, a tradição pouco tem a ver com a cultura brasileira, mas é sempre bom estar preparado para receber em sua casa visitantes fantasiados pedindo doces. Então, prepare-se…ou poderá ser vítima de terríveis travessuras!

halloween-dia-das-bruxas

A abóbora com vela dentro é um dos símbolos mais presentes nas decorações de Halloween.