Tel.: +55 11 3230-0306 / 11 3230-0407 | E-mail: atendimento@korntraducoes.com.br Área do Cliente

Blog de Tradução

Professora aprende 35 idiomas - Por Korn Traduções
17 abril 2018

Inglesa aprende 35 idiomas e se torna a “melhor professora do mundo”

Andria Zafirakou é inglesa e professora de artes. Em Londres, trabalha em uma escola comunitária e, por lecionar para diversas crianças imigrantes e refugiadas, decidiu estudar a língua de todos os seus alunos para poder se comunicar com eles. O detalhe está no número de idiomas em que aprendeu: ao todo, foram 35.

Com essa atitude, ela foi a vencedora do prêmio da Varkey Foundation Global Teacher Prize, que elege um educador que tenha contribuído significativamente à profissão, ganhando US$ 1 milhão e se tornando a “melhor professora do mundo”.

Andria dá aulas na instituição Alperton Community School, localizada em Brent, uma das regiões mais pobres e violentas do Reino Unido. Estima-se que, no local, são falados mais de 140 idiomas, já que há alta concentração de minorias étnicas.

Por ser professora de artes, ela acredita que a “a arte ajuda os alunos a destravarem suas barreiras de linguagem”, conforme declarou ao site da premiação.

Mas sua iniciativa de aprender os 35 idiomas foi por um objetivo maior e que ultrapassa a sala de aula, já que ela auxilia seus alunos em rotinas e situações do dia a dia, como chegar aos ônibus escolares com segurança, além de afastar membros de gangues que se aproximam da escola e, consequentemente, de seus alunos – “não podemos permitir que isso passe pelos nossos portões. Temos que proteger nossos alunos a todo custo”, disse ela, durante a premiação, que aconteceu em março de 2018, em Dubai.

Andria competiu ao prêmio ao lado de 30 mil concorrentes e, embora tenha se mostrado surpresa por ser a ganhadora, disse que seus alunos são suas fontes de inspiração, citando que “muitos têm vidas difíceis. O que é incrível é que, não importa os problemas que eles estão enfrentando em casa, o que está faltando em suas vidas ou lhes trazendo dor, nossa escola é deles. Sei que se nossa escola pudesse abrir às 6h da manhã, haveria uma fila de crianças esperando do lado de fora às 5h (…)”.

Entre as 35 línguas faladas pela professora, estão o português, árabe, hindi, polonês, italiano, romeno, urdu e, claro, o inglês, seu idioma nativo.

Inspiração para aprender idiomas

Se os alunos são as inspirações de Andria, então que ela possa ser a nossa inspiração tanto por sua nobre atitude humanitária, de pensar nas crianças dentro e fora da sala de aula, quanto por sua determinação, dedicação e capacidade de aprender tantos idiomas.

E se você também se motivou a estudar novos idiomas, a Korn Traduções já deu algumas dicas aqui no blog. Mas não se esqueça de que dominar outros idiomas não basta para trabalhar com traduções profissionais. Se precisar de tradução juramentada, tradução técnica ou tradução livre, conte conosco, a sua empresa de tradução.