Blog de Tradução

História da Língua Portuguesa - Por Korn Traduções
26 junho 2018

Língua Portuguesa: um pouco da história do nosso idioma nativo

Já falamos por aqui dos mais de 7.000 idiomas existentes no mundo. Desses, muitos estão praticamente em extinção, tendo poucos falantes. Mas nesse texto o nosso foco não será a quantidade de idiomas, e sim a importância e história da língua portuguesa.

O português faz parte das línguas românicas e é derivado do latim, idioma originado na Itália e que se expandiu pela Europa junto com o domínio do Império Romano.

Entre os séculos III e II a.C., o latim chegou ao sul do continente europeu, onde hoje, se localizam Portugal e Espanha. No século V d.C., quando o Império Romano caiu, a Península Ibérica já estava latinizada e, portanto, o latim já era a língua falada pelos povos que habitavam os países ibéricos.

A língua foi se transformando e, com a influências dos povos bárbaros, que invadiram a região, surgiu o chamado “galego-português”, que também é conhecido como “galaico-português”.

A separação do galego e do português ainda gera polêmica entre os historiadores, que divergem em relação à data e aos acontecimentos que levaram a isso. Já para os linguistas, esse momento é mais claro, tendo sido iniciado em 1185, com a independência de Portugal, efetivando-se anos mais tarde.

De acordo com Maria Cristina de Assis, autora do livro “Histórias da Língua Portuguesa”, “a separação entre o galego e o português, que começou com a independência de Portugal (1185), vem se efetivar com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país. O galego foi absorvido pela unidade castelhana e o português tornou-se a língua oficial nacional de Portugal”.

Já Álvaro Iriarte Sanromán, diretor do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade do Minho, em Braga, defende o mesmo que a Korn Traduções já comentou em alguns de seus textos: a língua é dinâmica e, portanto, está em constante evolução. Por esse motivo, ele considera mais importante entender que a língua é um instrumento vivo, ao invés de definir um marco para a separação dos idiomas.

Por fim, outro fato histórico que ajudou no fortalecimento da língua portuguesa foi a expansão marítima de Portugal, no século 15, fazendo com que o idioma fosse disseminado pelas suas colônias e tendo, muitas vezes, o uso de outras línguas proibido.

Língua Portuguesa: uma das mais faladas no mundo

Hoje, a língua portuguesa é a sétima mais falada do mundo, sendo o idioma nativo de nove países e tendo o Brasil com o maior número de falantes (208,8 milhões). Além disso, apenas Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe tem o português como única língua oficial.

É por esse motivo que as línguas são tão particulares – cada uma tem uma história, uma origem e um desenvolvimento, tendo sofrido diversas influências e transformando-se ao longo dos séculos.

Nós, da Korn Traduções, consideramos fascinante aprender e trabalhar com idiomas – estudar as línguas é estudar a história do mundo e conhecer as mais diferentes culturas!

E por sermos apaixonados por esse assunto e, consequentemente, pelo que fazemos, tenha certeza de que optar pela Korn para realizar os seus serviços de traduções juramentadas ou traduções livres é sempre uma ótima escolha: temos experiência, comprometimento e dedicação para entregar as suas traduções com qualidade e no prazo necessário! Conte conosco!