Blog de Tradução

23 November 2016

“Varie o comprimento das frases” – Conselho para escrever melhor viraliza na internet

Quantos conselhos para escrever melhor você já ouviu? Inclusive nós, da Korn Traduções, já demos algumas dicas para melhorar a escrita, que podem ser acessadas por esse link.

É claro que é válido criar hábitos que favoreçam o aperfeiçoamento da escrita, como ter o costume de ler e nunca hesitar em consultar uma gramática ou um dicionário, em caso de dúvida.

Conselho para escrever melhor

Mas Gary Provost, escritor norte-americano, deu um conselho tão impactante em seu livro “100 Ways To Improve Your Writing” (que tem como tradução “100 maneiras de melhorar sua escrita”), que acabou viralizando nas redes sociais. Detalhe: a obra foi publicada em 1985, ou seja, há mais de 30 anos. E permanece atual!

Escolhemos o trecho intitulado “Varie o comprimento das frases” que oferece, em três parágrafos, algumas recomendações para desenvolver um texto agradável. Confira:

“Esta frase tem cinco palavras. Aqui há mais cinco palavras. Usar cinco palavras é legal. Mas várias juntas ficam monótonas. Escute o que está acontecendo. A leitura se torna tediosa. O som começa a zumbir. É como um disco riscado. O ouvido pede mais variedade.

Agora ouça. Vario o comprimento de cada frase, e crio música. Música. A escrita canta. Tem um ritmo agradável, uma cadência, uma harmonia. Uso frases curtas. E uso frases de comprimento intermediário. E às vezes, quando estou certo de que o leitor está descansado, o envolvo com uma frase de comprimento considerável, uma frase que arde com energia e que sobe com todo o ímpeto de um crescendo, do rufar de tambores, do choque dos címbalos – sons que dizem: ouça isto, é importante.

Portanto, escreva com uma combinação de frases curtas, médias e longas. Crie um som que agrade ao ouvido do leitor. Não escreva apenas palavras. Escreva música.”

Percebeu o enfoque? Compartilhe a sua opinião com a Korn Traduções!

Conselho_Escrever_Melhor

Conselho escrito há 30 anos viraliza na internet!