Blog de Tradução

Dicas para aproveitar o câmbio baixo na hora de trocar moeda
28 November 2017

Veja algumas dicas para trocar a sua moeda com câmbio baixo

Com o final de ano chegando é hora de pensar no recesso e nas férias de dezembro e janeiro. Nessa época, é comum que se queira planejar uma viagem para o exterior, afinal, a quantidade de dias livres é maior do que um simples feriado no meio da semana.

O grande empecilho, entretanto, é o câmbio – converter o real para o dólar ou o euro pode significar um alto valor, inviabilizando a viagem.

Por isso, no texto de hoje, compartilhamos com vocês algumas dicas fornecidas por especialistas na área, para que você possa aproveitar taxas mais baixas do câmbio, facilitando a realização da viagem para o exterior. Veja abaixo:

Programe-se com antecedência

Essa dica pode parecer óbvia, já que é essencial se planejar para qualquer viagem. Mas essa necessidade aumenta quando falamos em ir para o exterior, já que, além do planejamento de data e custos básicos, como passagem e hospedagem, também é indicado colocar em uma planilha as perspectivas de gastos durante a estadia em outro país, já que o valor da moeda estrangeira impacta consideravelmente em todas as despesas.

Seu objetivo é viajar para fazer compras? Quantas refeições fora do hotel você pretende fazer por dia? O lugar onde ficará hospedado possui espaço para fazer a própria comida? Quantos passeios pagos você está planejando fazer?

Esses são apenas alguns dos questionamentos importantes para conseguir ter uma visão sobre quanto de dinheiro precisa para aproveitar a viagem. E quanto antes você iniciar o planejamento, mais fácil conseguirá guardar o dinheiro necessário.

Acompanhe a variação do câmbio

O planejamento acima é o primeiro passo, mas não é o suficiente, já que o valor poderá ser alterado para mais ou menos dependendo da variação da moeda. Por esse motivo, outra dica importante é acompanhar diariamente as taxas de câmbio, observando se estão estáveis ou instáveis.

Não espere a véspera da viagem para trocar a moeda

Se você seguir a dica anterior, conseguirá ter ideia de qual é a melhor época para comprar a moeda. E se o câmbio baixar, mesmo que ainda faltem alguns meses para a sua viagem, aproveite para trocar parte do dinheiro. Quanto mais dinheiro você conseguir trocar em épocas de câmbio baixo, menos prejuízo terá na viagem, caso vá em época de câmbio alto.

Não troque todo o dinheiro de uma só vez

Da mesma forma que o câmbio pode aumentar de um dia para outro, ele também pode baixar. Então, se você perceber que a moeda estrangeira teve seus valores reduzidos, troque apenas uma parte do dinheiro. Assim, se nos dias seguintes o câmbio baixar ainda mais, você não sentirá que teve prejuízo. E, caso ele aumente, não se desespere – é por esse motivo que é importante se planejar com antecedência, já que ainda haverá tempo para a moeda voltar a um valor mais baixo.

Pesquise casas de câmbio

Embora existam valores oficiais de câmbio, eles podem variar de uma casa para outra. Por isso, é indicado pesquisar na internet, ligar e, se possível, ir até algumas casas de câmbio para fazer pesquisa de preço e, assim, escolher o melhor lugar para fazer a troca. Mas lembre-se que, normalmente, os valores do câmbio no aeroporto são mais caros, por isso, evite se programar para trocar a moeda enquanto espera o voo. Por fim, dependendo do local para onde você for, uma opção pode ser trocar a moeda no próprio país – em alguns casos, também é mais barato do que fazer a troca no Brasil.

Portanto, planejamento, pesquisa e se manter atento são fatores certeiros que farão com que você consiga aproveitar as melhores taxas de câmbio e, consequentemente, curtir o final de ano ou as suas férias sem preocupações financeiras!

E se para a sua viagem você precisar da tradução juramentada dos seus documentos, conte com a Korn Traduçõesa sua empresa de tradução!