Tel.: +55 11 3078-4404 | E-mail: [email protected]

Blog de Tradução

16 October 2018

Anvisa divulga tabela com traduções de radicais

Hoje, a Korn Traduções compartilha as traduções de radicais divulgadas pela Anvisa.

A tabela, que pode ser consultada no próprio site da Anvisa, possui uma coluna com sufixos, infixos e prefixos em inglês e suas respectivas traduções para o português. Também constam exemplos de como esses radicais são utilizados em ambos os idiomas.

Traduções de radicais para o feminino e masculino

Com quatro páginas, a tabela dispõe de mais de 100 traduções e, entre elas, são especificadas as diferenças da tradução dos radicais para o feminino e para o masculino. É o caso do sufixo “–an” que, traduzido para o português, transforma-se em “-ana” nos termos femininos. Veja os exemplos:

Sufixo feminino - korn traduções

O mesmo sufixo, quando traduzido e empregado em palavras masculinas, transforma-se em “-ano”, como podemos ver abaixo:

Sufixo masculino - korn traduções

Exceções nas traduções de radicais

A tabela também mostra algumas exceções. Por exemplo: o sufixo em inglês “-il”, quando traduzido para o português, transforma-se em “-ila”. Assim, os termos em inglês cefadroxil, clazuril, fluorouracil ficam, após a tradução para o português, como cefadroxila, clazurila, fluoruracila. A exceção acontece quando o sufixo é “-azenil”. Seguindo a lógica anterior, sua tradução para o português deveria ser “-azenila”. No entanto, nesse caso, não há tradução, ou seja, o sufixo permanece igual em ambos os idiomas

Essa tabela com a tradução dos radicais é de grande importância para tradutores técnicos que atuam na área farmacêutica e médica, já que se torna uma segura fonte de consulta. Mas também é importante para pacientes, que passam a ter onde consultar a tradução de alguns compostos químicos existentes em medicamentos, evitando que se compre e consuma remédios errados quando se está fora do país.

Para acessar a tabela completa, clique aqui.

E não se esqueça: precisando de tradução técnica, tradução juramentada ou tradução livre, conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução.