Pesquisar
Close this search box.

Aplicativo de tradução Hand Talk coloca brasileiro em renomada lista do MIT

aplicativo de tradução Hand Talk

Existem diversos sites e, também, aplicativo de tradução automática mas, embora a Korn Traduções não recomende o seu uso (entenda os motivos aqui), eles podem ser úteis para pequenas traduções do dia a dia, em situações emergenciais ou quando for necessária a tradução de algumas poucas palavras.

Mas o brasileiro Ronaldo Tenório, de 30 anos, criou um inovador aplicativo de tradução: o Hand Talk. Inovador, porque o objetivo desse app é traduzir palavras do português para libras, a língua de sinais, auxiliando, assim, na comunicação com deficientes auditivos.

E se há alguma dúvida sobre a necessidade de haver um serviço que abranja libras, adiantamos que, apenas no Brasil, 10 milhões de pessoas podem usufruir do app a seu favor.

Além disso, o funcionamento do Hand Talk é bem prático: basta acessar o aplicativo, falar a frase em português que, com o auxílio de um avatar chamado Hugo, a tradução para libras é feita. O contrário também é válido – o aplicativo é capaz de traduzir de libras para português, entregando a mensagem traduzida em formato de texto ou de voz.

Aplicativo de tradução é inovador

Esse serviço é tão inovador, que Tenório entrou para a renomada lista “35 Innovators Under 35“, divulgada anualmente pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que, como o próprio nome sugere, é composta por 35 pessoas inovadoras com menos de 35 anos, e abrange o mundo inteiro. Em 2016, inclusive, ele foi o único representante da América Latina.

O MIT ainda explicou o porquê da criação desse app ser consideravelmente complexa:

Traduzir um áudio para gestos animados requer uma programação trabalhosa porque tudo tem que estar precisamente correto, até mesmo as expressões faciais de Hugo, que também fazem parte da língua de sinais. Tenório e sua equipe utilizaram milhares de exemplos de frases por meses e as combinaram com uma animação 3D. E eles constantemente melhoram as traduções nas atualizações do programa.”

Para nós, resta o orgulho de saber que essa iniciativa partiu de um brasileiro, desejando que, cada vez mais, o app conquiste novos usuários, possibilitando sempre a democratização da comunicação.[:]

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

Compartilhar:

Áudio do WhatsApp: aprenda a usá-lo para produção de provas judiciais. Imagem ilustrativa do artigo.

Destaque

Áudio do WhatsApp como prova judicial: conheça a degravação

Quando falamos em áudio do WhatsApp, temos dois grupos: os que amam e os que odeiam. Porém, preferências à parte, muitos áudios do WhatsApp podem conter informações necessárias a um processo judicial. Uma das etapas de um processo judicial é…

Dicas

CONTATO

Precisando de serviços de tradução?

Korn Traduções, a sua empresa há
30 anos presente no mercado de Tradução
Juramentada e Tradução Livre

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.