Blog de Tradução

Palavra do ano 2019 Dicionário Oxford - Por Korn Traduções
21 novembro 2019

Dicionário Oxford elege Emergência Climática como palavra do ano 2019

Anualmente, a Korn Traduções compartilha a palavra do ano eleita pelo Dicionário Oxford e, em 2019, não poderia ser diferente. Divulgada na semana passada, a palavra escolhida foi climate emergency ou, na tradução, emergência climática. No próprio Dicionário Oxford, a definição de emergência climática aparece como “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis”.

O critério para seleção é a quantidade de vezes em que determinado termo foi utilizado ao longo do ano, incluindo o aumento do uso da palavra no período.

Considerando que a fonte de coleta é um banco com milhões de vocábulos em inglês, sempre mais de um termo é escolhido para concorrer à eleição. Com as candidatas definidas, um júri é responsável pela decisão final, utilizando como critério de votação o potencial duradouro e a significância cultural de cada uma das palavras concorrentes.

De acordo com o Dicionário, desde setembro de 2018 o uso da palavra “emergência climática” aumentou mais de 100 vezes, mostrando a importância que o termo – e o tema – ganhou em 2019. A equipe também afirmou que “a palavra ‘clima’ tem sido fundamental em 2019, mas o termo ‘emergência climática’ se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra ‘emergência'”.

Algumas das expressões que concorreram à eleição também estavam relacionadas ao contexto ambiental, como ação climática, crise climática, negação climática, eco-ansiedade, ecocídio, extinção e aquecimento global, o que reforça a citação de Casper Grathwoh, presidente da empresa do Oxford, de que “este foi um ano fascinante para a palavra ‘clima’, e vemos isso especialmente na maneira como as pessoas que falam o inglês passaram a combiná-la com outras palavras”.

Dicionário Collins também elegeu a palavra do ano 

Vale dizer que não é apenas o Dicionário Oxford que anualmente elege uma palavra. Diversos dicionários, de diversas nacionalidades, fazem o mesmo. Recentemente, o Dicionário Collins também divulgou a palavra do ano e, coincidência ou não, climate strike – ou greve climática, na tradução – foi a expressão escolhida.