Tel.: +55 11 3078-4404 | E-mail: [email protected]

Blog de Tradução

glossário linguagem extremista
16 August 2017

Glossário da linguagem extremista

Em decorrência do confronto ocorrido recentemente na cidade de Charlottesville, durante um protesto marcado por grupos defensores da supremacia branca, e do pronunciamento do Presidente Trump, a mídia vem utilizando termos para definir movimentos extremistas de várias frentes.

Dessa forma, considerando a importância desses acontecimentos para o mundo, a Korn Traduções entendeu que seria de grande relevância a tradução do inglês para o português desses termos, facilitando a compreensão sobre esses acontecimentos.

As traduções foram feitas a partir de um artigo publicado no New York Times, no dia 15 de agosto de 2017.

Alt-Right

O “alt-right” ou “direita alternativa” (do inglês alternative right ou alt-right) é um movimento racista, de extrema-direita, fundamentado em uma ideologia do nacionalismo branco e do antissemitismo. Muitos órgãos de notícias não utilizam o termo, dando preferência a expressões como “nacionalismo branco” e “extrema-direita”. Leia mais sobre o termo aqui.

Alt-Left

O “alt-left” ou “esquerda alternativa” (do inglês “alternative left”) seria um movimento de extrema esquerda em oposição ao “alt-right”. Porém, alguns pesquisadores que estudam grupos extremistas nos Estados Unidos afirmam que esse movimento não existe, sendo que a palavra foi criada para tentar uma falsa… Leia mais sobre o termo aqui.

Alt-Light

O movimento “alt-light” compreende membros da extrema direita que em algum momento se identificavam com o “alt-right“, mas romperam com o grupo porque, de maneira geral, o racismo e o antissemitismo não são a base para a sua visão do nacionalista de extrema-direita. Leia mais sobre o termo aqui.

Antifa

Antifa” é uma contração da palavra “antifascista”. A palavra foi cunhada na Alemanha nos anos 60 e 70 por uma rede de grupos que se espalhou por toda a Europa para enfrentar extremistas de direita. Um movimento semelhante surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos e cresceu à medida que o movimento “alt-right” ganhou destaque. Leia mais sobre o termo aqui.