Blog de Tradução

traducoes_indicadores_rentabilidade_korn_traducoes
20 agosto 2019

Traduções dos indicadores de rentabilidade

Indicadores de rentabilidade são utilizados por investidores para avaliarem a saúde financeira de uma empresa antes de formalizarem o investimento e, por isso, costumam aparecer com frequência nas traduções financeiras

Um desses indicadores é relacionado à Análise DuPont (tradução de DuPont Analysis), um método criado pela DuPont Corporation em meados de 1920, que decompõe a rentabilidade do acionista para entender sua relação com a eficiência na gestão dos ativos, com as margens de lucro e com o uso de capital de terceiros pela empresa. Um investidor em potencial pode aplicar essa análise para comparar a eficiência operacional entre duas empresas, por exemplo.

Vale ressaltar que a base dessa análise é o ROE, um indicador utilizado para mensurar a capacidade de geração de retorno aos acionistas de uma empresa. Decompondo o ROE, e aplicando determinadas fórmulas com dados específicos, é possível analisar relações entre custos e despesas, prazo médio de pagamento, estoque, recebimento, nível de endividamento, entre outros fatores importantes para análise de investimento.

Esses indicadores costumam aparecer sob forma de siglas nos documentos em português que chegam para tradução na Korn Traduções. Em alguns casos, as siglas são intercaladas com o termo por extenso, o que pode causar confusão se o tradutor responsável não for especializado em traduções financeiras.

Siglas, termos e suas respectivas traduções

Abaixo, compartilhamos as siglas da Análise DuPont, com seus termos por extenso em inglês e suas respectivas traduções para o português. Aproveitamos para compartilhar siglas e termos de outros indicadores, que também são utilizados por investidores, e que aparecem de maneira recorrente nos documentos para tradução.

*/**EBIT e EBITDA são termos consagrados e, por isso, nos textos em português costuma-se manter essas siglas em vez de utilizar as traduções correspondentes: LAJIR/LAJIDA, respectivamente.

A Korn Traduções conta com tradutores experientes nas mais diversas áreas. Por isso, se você precisar de tradução financeira – sejam traduções juramentadas ou traduções livres – conte conosco, a sua empresa de tradução.