Blog de Tradução

idiomas-existentes-mundo
11 janeiro 2017

Quase 7.000 – essa é a quantidade aproximada de idiomas existentes no mundo!

Português, inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, japonês, mandarim…talvez você acrescentasse mais uma dúzia de idiomas na lista acima e estaria convicto de que eles representariam todos – ou quase todos – os idiomas existentes. Mas temos uma notícia para você: há 6.909 línguas no mundo!

E será que conseguiríamos listar todas? Muito provavelmente não, já que mais de 90% dessas línguas – ou, para sermos exatos, 6.520 –  são faladas por apenas 6% da população mundial.

E os 389 idiomas restantes? Bem, estes são falados pelos outros 94% das pessoas, sendo que 172 idiomas possuem mais de 3 milhões de falantes, incluindo o tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, da Angola.

Mas, embora tenhamos quase 7.000 idiomas no mundo, muitos deles correm o risco de serem extintos, como o luo, falado em Camarão, ou a catuquina, o lakondê e o sabanês, falados no Brasil. Além deles, outros 500 idiomas podem desaparecer por falta de falantes. É o caso, também, do ayizi, falado por apenas 50 pessoas na China. Em contrapartida, o idioma mais falado do mundo, com 1,2 bilhão de adeptos, é o chinês, que possui 14 variações. De todas elas, o mandarim é a variação mais falada, com 845 milhões de adeptos.

E o idioma português, onde fica?

E, de todos os idiomas, a língua portuguesa é a sétima mais falada do mundo, com 178 milhões de falantes, distribuídos em 37 países. Desses, o Brasil é o mais numeroso. Inglês, o idioma universal, é o terceiro do ranking, perdendo para o chinês, como já falado, e para o espanhol, que aparece em 2º lugar.

Por fim, enquanto há países poliglotas, isto é, que possuem como língua nativa mais de um idioma (como a Papua-Nova Guiné, na Austrália, que tem 830 idiomas em uso), há aqueles monoglotas, onde toda a sua população fala o mesmo idioma. É o caso, por exemplo, da Coréia do Norte, onde só se fala coreano, e das Ilhas Malvinas, que tem apenas o inglês como língua nativa.

A Korn Traduções, se fosse um país, se enquadraria na primeira opção, como poliglota, já que, aqui, temos falantes (incluindo nativos) de inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, japonês, mandarim e, claro, da nossa querida língua portuguesa! Por isso, se precisar de serviços de tradução juramentada ou de tradução livre, conte conosco!