Blog de Tradução

Traduções simultâneas por fone de ouvido
31 October 2017

Traduções simultâneas são realizadas por fones de ouvido

Recentemente, foi lançado pelo Google o Pixel Buds, um fone de ouvido inteligente que, entre diversas funções, realiza a tradução simultânea de uma conversa entre pessoas que falam idiomas diferentes. O fone, que utiliza a ferramenta de tradução automática do próprio Google, não é 100% assertivo nos resultados das suas traduções, o que significa que erros podem surgir durante o processo. Assim, o sistema está longe de oferecer traduções profissionais.

Mas apesar do produto não realizar traduções perfeitas, ele possibilita a comunicação entre pessoas de diferentes países, derrubando as barreiras da comunicação em uma viagem internacional, por exemplo.

O funcionamento do fone é bem interessante – o usuário aperta um botão e diz “ajude-me a falar inglês” (ou qualquer outro idioma). A partir desse momento, tudo o que for falado é traduzido para o inglês em voz alta. Mais de 40 idiomas podem ser traduzidos pelo produto.

Mas o Google não é o primeiro a lançar fone de ouvido com esse recurso.

Pilot também realiza traduções por fone de ouvido

Também existe o Pilot, lançado pela marca Waverly Labs. Embora seu formato seja igual ao de um fone de ouvido, a sua função exclusiva é, justamente, realizar traduções.

Para utilizá-lo, é necessário que cada usuário coloque o fone em um dos ouvidos. Com um microfone acoplado no produto, a fala dos usuários é capturada e direcionada ao celular, que digitaliza o som e transfere já traduzida ao outro fone.

O processo pode apresentar um delay de alguns segundos, mas não deixa de ser rápido e eficiente para que duas pessoas de diferentes idiomas possam conversar, embora, assim como o Pixel Buds, as traduções, por serem automáticas, também não são perfeitas.

Assim, percebemos a tendência tecnológica em eliminar as barreiras dos idiomas, permitindo que as pessoas, independentemente de suas línguas nativas, possam se comunicar. Como exemplo, além dos fones de ouvido, também podemos relembrar o aplicativo Travel Smart, que foi o tema de um recente artigo da Korn Traduções, já que ele fornece a tradução médica e tradução farmacêutica em dezoito idiomas de termos técnicos da área da saúde, serviço útil para turistas que estão fora dos seus países e, portanto, precisam se comunicar no idioma estrangeiro.

Somos a favor da diversidade e das relações humanas sem barreiras, mas é sempre importante ressaltar que quando houver a necessidade de tradução profissional, não se deve recorrer às ferramentas de traduções automáticas. Nesses casos, conte com os tradutores profissionais da Korn Traduções – a sua empresa de tradução.