Blog de Tradução

21 January 2015

Dicionário Visual e a compreensão de termos estrangeiros

Compreensão de termos estrangeiros

Há tempos, escrevemos o artigo “Como utilizar um dicionário aproveitando todos os seus recursos”. Demos dicas de dicionários especializados em tradução técnica, tradução jurídica e tradução médica. No artigo dessa semana, temos a intenção de complementar algumas informações gerais sobre os estilos de dicionários existentes, que auxiliam na compreensão de termos estrangeiros.

Dentre as muitas opções que podemos encontrar, há aqueles focados em um único idioma e que não trazem a tradução de palavras, mas sim, a explicação delas no mesmo idioma em que foi procurada. Esses dicionários são bastante úteis para quem está aprendendo um idioma, para profissionais – como professores de língua ou tradutores – e para os nativos do idioma.

Porém, para quem não tem o completo domínio do idioma, um estilo de dicionário que costuma ajudar na compreensão do significado dos mais diversos termos, é o dicionário visual que, como o próprio nome sugere, fornece, além da explicação da palavra, a imagem do termo procurado, auxiliando no entendimento de seu significado.

A Korn Traduções indica!

Para quem tiver interesse em consultar um dicionário visual, há opções impressas e virtuais. A Korn Traduções indica dois:

– Visual Dictionary Online: como o próprio nome diz, esse dicionário é acessado virtualmente e sem nenhum custo. Link de acesso: http://www.visualdictionaryonline.com/

– Bilingual Visual Dictionary Portuguese/English: é possível encontrá-lo nas principais livrarias, com um preço bastante acessível. Ele fornece a tradução do português para o inglês e, embora seja o português de Portugal, as imagens são ótimas e é possível compreender o significado da tradução.

E você, conhece algum dicionário visual para nos indicar?

dicionario e termos estrangeiros

Quem não tem completo domínio em determinado idioma pode recorrer aos dicionários visuais que, além de fornecerem a tradução, mostram a imagem do termo procurado, melhorando a compreensão de termos estrangeiros.