O que significa o mundo VUCA para as empresas? Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o termo voltou aos holofotes no mundo todo para elucidar o momento que estamos passando, marcado pela imprevisibilidade e transformação.
As palavras “Volatility”, “Uncertainty”, “Complexity”, “Ambiguity” formam um acrônimo conhecido da língua inglesa: “VUCA”. O termo surgiu após a Guerra Fria para exemplificar situações adversas com impactos no mundo todo. Com a pandemia do coronavírus, o conceito voltou à tona para elucidar o momento que estamos passando.
Afinal, nos últimos dois meses, o cenário mundial, seja econômico ou social, é marcado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Após quase 30 anos da última grande guerra que impactou diversos países no mundo, o coronavírus (COVID-19) surgiu para impor novos desafios a todos.
Segundo especialistas, a realidade da vida ‘pós-coronavírus’ ainda não tem muita forma e as consequências da pandemia para os negócios, a economia e sociedade vão se prolongar até, pelo menos, o fim de 2020. Essa crise global reforça a importância da busca contínua pela informação.
O alinhamento entre o discurso e a prática empresarial é essencial para estabelecer um plano eficaz de gestão de riscos. A comunicação global, portanto, é a peça-chave para as empresas se atualizarem sobre os impactos da pandemia no mundo e se preparem para diversos cenários.
Mundo VUCA: comunicação global e a tradução
O mundo VUCA é um mundo incerto, no qual só o conhecimento é capaz de permitir que as organizações acompanhem tantas nuances. A comunicação global e a tradução são imprescindíveis para compreender os diferentes desafios impostos pelo coronavírus e como enfrentá-los.
Nenhuma organização é intocável à pandemia do coronavírus. As ameaças são inerentes a todos, e os riscos existem: tanto aqueles que conseguimos prever e evitar, quanto os que nos surpreendem e nos forçam a atuar rapidamente.
A partir disso, as empresas devem se preocupar em adotar um plano de contingência que inclua um acompanhamento contínuo das ações mais assertivas e eficientes. Dessa forma, será possível planejar-se para minimizar os riscos, o máximo possível.
As empresas precisam manter suas atividades comerciais em movimento, mesmo que o cenário aparente estar desacelerado internacionalmente.
Mundo VUCA: dicas para as empresas lidarem com o coronavírus
O COVID-19 é o exemplo mais recente e prático sobre como aplicar o Mundo VUCA no cotidiano das empresas. As táticas empresariais devem seguir premissas para proteger a saúde do negócio, e mais do que isso: garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários que estiverem ativos.
- Dica 1:
Ajuste as práticas de negócios para manter os sistemas funcionando; acesso remoto e videoconferência, quando possível, garantem que mais pessoas estejam trabalhando;
- Dica 2:
Compartilhe informações quando você as tiver; isso se refere a qualquer coisa que afete seus clientes e funcionários. Se estiver operando normalmente, que medidas você está tomando para garantir a segurança de todos os envolvidos? Se estiver suspendendo as operações, como está planejando a sua volta ao mercado?;
- Dica 3:
Tente coisas novas para manter seu fluxo de caixa consistente, ainda que menor do que em tempos normais;
- Dica 4:
Crie uma pequena folga no seu orçamento, sempre que possível, e novas operações nas quais os prazos possam ser gerenciados.
Mundo VUCA: conte com a ajuda de empresas parceiras
Para seguir todas as dicas, é fundamental também contar com empresas que podem ser parceiras do seu negócio. Na Korn Traduções, somos especialistas em serviços de tradução. Podemos ajudar sua empresa a compreender as novidades sobre o coronavírus em diferentes línguas, assim como traduzir a sua realidade para outros idiomas.
Serviços de Tradução? Conte com a Korn Traduções.
Quer saber mais? Acesse
Entenda o coronavírus
O mundo parou no dia 11 de março de 2020. Foi quando a OMS declarou o surto do novo coronavírus como uma pandemia. Uma doença infecciosa atinge esse patamar na medida em que afeta um grande número de pessoas espalhadas mundialmente.
Segundo a OMS, estima-se que o número de infectados no mundo pelo novo coronavírus (em inglês: Coronavirus disease, COVID-19) passe de um milhão de pessoas.
Autoridades de vários países começaram a adotar medidas drásticas para conter a disseminação do vírus. No Brasil, governantes de Estados e Municípios anunciaram o fechamento de estabelecimentos e pediram o isolamento da população como forma de prevenção.
A OMS reforça a necessidade de isolamento social de toda a comunidade e da realização de testes para todos os casos suspeitos do novo coronavírus.
Coronavírus: sintomas e tratamento
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), vinculada à OMS, os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Há relatos de alguns pacientes com dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.
A maioria das pessoas com o novo coronavírus (cerca de 80%) se recupera sem precisar de tratamento especial. Uma em cada seis pessoas com COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. Idosos e pessoas com doenças crônicas são mais vulneráveis.
Para serviços de tradução, conte com a Korn Traduções. Somos uma das 10 principais empresas prestadoras de serviço linguístico da América Latina e Caribe (Common Sense Advisory/CSA Research). Solicite um orçamento.
Agilidade, Segurança e Qualidade. CONHEÇA NOSSO PROCESSO Anexe seus documentos e escolha o tipo de serviço que deseja.