Há diversos tipos de inteligência: linguística, espacial, musical, lógica, interpessoal, intrapessoal e motora. Cada uma delas apresenta maneiras diferentes de se relacionar, de se expressar e, também, de aprender, o que significa que deve ser levada em consideração no ensino de idioma.
Mas, contraditoriamente, o sistema de ensino tradicional utiliza metodologias que levam em consideração apenas uma das inteligências: a lógica. Assim, pessoas que têm os outros tipos de inteligência desenvolvidos podem não se adaptar à escola, apresentando dificuldades de aprendizado.
Diferentes metodologias para o ensino de idioma
Como exemplo, podemos citar o ensino de idiomas. Como já falamos algumas vezes por aqui, há quem aprenda línguas de maneira autodidata – com o apoio de músicas, livros e filmes -, há quem aprenda estudando em escolas de idiomas e quem adquire o domínio da língua durante um intercâmbio. Como o estilo de aprendizado é bastante individual, o fato de todos os alunos serem submetidos a um mesmo sistema pode ser prejudicial para aqueles que não se adaptam à metodologia tradicional de ensino.
No decorrer do tempo, passaram a existir metodologias de ensino diferenciadas, que levam em consideração os diferentes tipos de inteligência e, por consequência, de aprendizado. Trazendo para o universo das línguas, há quatro principais metodologias utilizadas no ensino de idioma. Conheça:
– Tradicional: uma das mais antigas metodologias, tem forte ênfase na gramática e na tradução literal das palavras e do texto como um todo. Memória e construção de vocabulário são dois recursos bastante trabalhados.
– Direta: incentiva o contato com a língua, evitando traduções e comparações com o idioma nativo. Gestos e simulações são estimulados para ajudar na comunicação e no entendimento da mensagem.
– Audiolingual: o foco é no ouvir e no falar. A leitura e a escrita ficam em segundo plano, já que o objetivo é que se adquira o hábito da língua por meio da fala. As regras do idioma não são ensinadas de maneira teórica, mas sim, aprendidas por meio da prática.
– Sociointeracionista: hoje em dia, é a metodologia adotada por grande parte das instituições de ensino. Com ela, estimula-se a comunicação e a troca de experiência. Utiliza a reflexão e o relacionamento entre os alunos como principais recursos.
Além dessas metodologias, já existem alguns recursos que usam a psicologia como base. Eles são úteis, principalmente, para pessoas que possuem algum bloqueio de aprendizado de idioma. Há instituições que utilizam o PNL (Programação Neurolinguística) em suas metodologias, estimulando a aprendizagem inconsciente. Também podemos citar o Método Psicolinguístico Terapêutico Trilógico, que leva em consideração o dinamismo entre o sentimento, o pensamento e a ação, dentro e fora de nós, entendendo que, para aprender um idioma, não basta o intelecto – é preciso um equilíbrio entre a emoção e a razão.
Por fim, os diferentes tipos de inteligência também devem ser levados em consideração no ambiente de trabalho, já que elas impactam, diretamente, na maneira como as pessoas se relacionam. E é por isso que a Korn Traduções preza tanto a diversidade existente em sua equipe. Diversas inteligências para traduzir o seu mundo! Conte conosco![:]
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