Blog de Tradução

Traduções palavras homofonas - whine e wine
08 outubro 2019

Palavras homófonas em inglês são ilustradas por artista

Já falamos por aqui sobre as palavras homófonas – aquelas que possuem sons iguais ou parecidos, mas significados completamente diferentes.

Essas palavras existem em diversos idiomas e costumam causar algumas confusões. Embora o contexto possa induzir ao correto significado, em alguns casos as duas palavras homófonas podem fazer sentido. Assim, se a pessoa que estiver ouvindo não for fluente no idioma, ou se a pessoa que estiver falando não dominar muito bem a pronúncia das palavras, a interpretação da frase pode ser errônea.

No inglês, patients e patience são exemplos de palavras homófonas. A tradução da primeira é “pacientes”; já a segunda tem “paciência” como tradução. Assim, se você perguntar a um médico “Do you have patients?” e ele entender “Do you have patience?”, a frase fará sentido, embora a intenção da pergunta tenha sido outra.

Ilustrações de palavras homófonas

Foi por esse motivo que o artista Bruce Worden criou ilustrações comparando diversas palavras homófonas. O objetivo é olhar a imagem e, imediatamente, entender seu significado. 

Abaixo, compartilhamos algumas das imagens que fazem parte do trabalho do artista e, acima de cada uma, colocamos as traduções das palavras.

Para conhecer as outras ilustrações de Bruce Worden, clique aqui.

  • Which: qual | Witch: bruxa

Traduções palavras homófonas which e witch

  • Brake: freio | Break: quebrar/bater

Traduções Palavras homófonas Brake e Break

  • Exercise: exercício | Exorcise: Exorcismo

Traducões palavras homofonas - exercise e exorcise

  • Whine: lamentar| Wine: Vinho

Traduções palavras homofonas - whine e wine

Agora imaginem a confusão que não seria se, ao demonstrar interesse em fazer exercícios, entendessem que o interesse seria em fazer exorcismo? Ou se pedissem por um vinho e entendessem que o pedido era para se lamentar?

A dica é: se caso alguém disser algo que não pareça ter muito sentido, pense em outras possibilidades de palavras que possuem pronúncias próxima! 😉

E se precisar de traduções juramentadas ou traduções livres (sejam de palavras homófonas ou não), conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução!