Tel.: +55 11 3078-4404 | E-mail: [email protected]

Blog de Tradução

Enem nas universidades estrangeiras - Por Korn Traduções
11 December 2018

Pensando em cursar a graduação fora do país? A sua nota do ENEM pode ajudar!

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação que seleciona alunos para universidades federais ou para programas federais de bolsas de estudo em universidades particulares, como o Sisu, ProUni e Fies.

Mas o que muitos desconhecem é que ele também pode ser utilizado para algumas universidades estrangeiras.

Apenas Portugal possui parceria formal com o Ministério da Educação para utilizar o ENEM, mas outros países, como Inglaterra, França, Irlanda, Estados Unidos e Canadá, também consideram a nota do candidato para aprovação em algumas de suas universidades.

Assim, se você pensa em estudar fora do país, esse exame pode ser o seu ponto de partida.

ENEM em Portugal

Cerca de 34 universidades de Portugal aceitam a nota do ENEM durante o processo de seleção de candidatos brasileiros. A Universidade de Coimbra (UC) foi a pioneira nesse aspecto e considera pesos diferentes para cada curso. Para entender melhor sobre a dinâmica adotada pela UC, clique aqui (https://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem/notas-enem)

Outras universidades portuguesas que também aceitam a nota são: Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e do Avre (IPCA) e o Instituto Politécnico de Leiria.

No entanto, vale ressaltar que a parceria entre o MEC e as universidades de Portugal não engloba a transferência do financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

ENEM pelo mundo

Conforme mencionado, outros países também aceitam as notas do ENEM de candidatos brasileiros, mas, em alguns casos, os estudantes precisarão realizar o vestibular da instituição estrangeira, prova de fluência em inglês e apresentar o histórico escolar do ensino médio. É o que acontece, por exemplo, nas universidades de Oxford, Kingston e Bristol, no Reino Unido.

Na França, os requisitos vão além, já que uma das exigências é que os estudantes brasileiros tenham sido aprovados no Brasil em cursos semelhantes aos que estão se candidatando nas universidades francesas.

Já nos Estados Unidos, se você é candidato brasileiro de algum curso oferecido pela New York University, temos uma boa notícia: em substituição às provas padronizadas – SAT e ACT -, a nota do ENEM passou a ser aceita em todos os cursos da instituição. Mas para oficializar o resultado, é necessário que os responsáveis pelas escolas onde os candidatos concluíram o ensino médio entrem em contato com a New York University, confirmando a nota obtida pelo aluno.

Assim, se você está planejando estudar fora do Brasil, vale pesquisar quais universidades aceitam a nota do ENEM para o curso do seu interesse. Mas lembre-se que, em muitos casos, o ENEM é apenas uma das exigências, sendo necessário que você realize outras provas da própria instituição estrangeira.

Por fim, caso seja necessária a tradução juramentada dos seus documentos escolares e documentos pessoais, conte com a Korn Traduções: a sua empresa de tradução!